O camelo no fundo duma agulha ~ MISSÕES CRISTÃO

O camelo no fundo duma agulha


O camelo no fundo duma agulha

Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Lucas 18:25


Qual o real sentido para a parábola de Jesus sobre o fundo duma agulha ?

As possibilidades principais são duas: a primeira é que Jesus esteja se referindo a uma pequena porta que ficava ao lado da porta principal da cidade de Jerusalém (que ficava fechada em determinados momentos). Isso faria com que um camelo só conseguisse entrar na cidade (nos momentos em que a porta principal estivesse fechada) pela porta pequena chamada de fundo de agulha, mas, mesmo assim, só conseguiria passar descarregado, ajoelhado e empurrado, já que o camelo era o maior animal daquela região da palestina. Se considerarmos esse significado podemos entender que Jesus estava demonstrando que um rico teria dificuldades para ser salvo, mas que havia a possibilidade caso ele se desvencilhasse da proteção das riquezas e se humilhasse diante de Deus assim como o camelo se ajoelhava para poder gozar da proteção da cidade trancada, passando pelo fundo da agulha. Essa é uma interpretação possível, porém, pouco se sabe se realmente existia essa pequena porta na cidade de Jerusalém


Isso também nos lembra a alegoria de Jesus sobre os dois caminhos, o caminho largo e o caminho estreito que também foram usados por ele em seus ensinamentos para implementar um ensinamento acerca do reino de Deus.

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:13,14

Enquanto a porta larga e espaçosa representa o modo de vida das pessoas em andar de qualquer maneira, vivendo igualado ao mundo, sem uma obediência e sem qualquer ligação aos ensinamentos bíblicos, já a porta estreita nos mostra a dificuldade das pessoas em submeter aos ensinamentos bíblicos e de viver uma vida de obediência a Deus, vivendo diferente do que o mundo ensina. Claramente nisso Jesus diferenciou os dois caminhos de conduta de vida das pessoas, tanto a porta estreita como a porta larga, a diferença é que mais pessoas entram na porta larga do que pela porta estreita, mas está claro que enquanto a porta larga conduz a perdição, a porta estreita conduz a vida eterna. 


Observe também nas fotos que em Jerusalém, existe diversos buracos que podem representar um fundo duma agulha referida por Jesus no evangelho de Lucas.

    

A segunda interpretação aponta que o fundo de uma agulha seja realmente a agulha usada pela costureira. Nesse caso Jesus estaria comparando o camelo com a linha que era passada com dificuldade pela agulha, e mais ainda, estaria dizendo que uma linha com o tamanho de um camelo nunca conseguiria passar por aquele buraco. Essa interpretação, porém, não parece totalmente harmônica com a lição de Jesus, pois o camelo passar pelo buraco de uma agulha representa uma impossibilidade total, já a entrada de um rico (que vê as riquezas com equilíbrio) no reino de Deus não é algo impossível, pois conhecemos na narrativa bíblica muitos ricos que se entregaram a Jesus.

Sendo assim, concluímos que a primeira interpretação parece estar em maior harmonia com o texto e com a lição de Jesus Cristo. No entanto, mesmo a segunda interpretação pode também nos fornecer os elementos principais que Jesus podia estar querendo destacar em sua lição, que é a impossibilidade de um rico que está totalmente preso no amor aos seus bens entrar no reino de Deus.


( LIVRO DIGITAIS )


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe para nós o seu comentário para este assunto ?

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

TRANSLATION

ESTATÍSTICA

Curta nossa Fan Page !


ACCESS DIGITAL PRODUCTS

ACESSAR PRODUTOS DIGITAIS

Para baixar e-books grátis, basta se cadastrar abaixo: você receberá no seu e-mail um link para fazer download.

Digite seu E-mail:

Delivered by FeedBurner

Deixe Aqui o seu Pedido de Oração

Labels