Estudo sobre a bibliologia - Estudo da Bíblia ~ MISSÕES CRISTÃO

Estudo sobre a bibliologia - Estudo da Bíblia






Estudo sobre a bibliologia - Estudo da Bíblia


O que é a Bíblia ?

Há uma página em sua bíblia, logo nas primeiras folhas ( O índice ) onde estão relacionados todos os livros que a formam. Encontre-a  dê uma boa lida no nome de cada um deles. Conte-os e você observará que:



_ A Bíblia é uma coleção com sessenta e seis livros.

_ São trinta e nove livros no velho testamento.

_ Vinte e sete livros no novo testamento.


A Bíblia foi escrita por cerca de 40 escritores, os profetas e apóstolos escreveram somente aquilo que o Espirito de Deus permitiu que escrevessem, O resultado é que a bíblia é um livro com mensagem do próprio Deus. Enfim Deus é o autor da bíblia, a inspiração divina proveniente da parte de Deus, inspirou seus servos que escrevem as escrituras sagradas, nos livros das lei de Moises, foi escrito através da profecia e da revelação divina, nos Salmos foi escrito através de Louvor cantado, no novo testamento através da revelação do Salvador Jesus Cristo, o messias enviado por Deus.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21




Por Que e para quem foi escrita ?


A bíblia foi escrita para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos ajudar a fazer o bem para todo o mundo.

O que é Inspiração ?


Inspirar, literalmente significa soprar, inspiração é o poder sobrenatural de Deus, operado por intermédio do Espirito Santo, que capacitou aos homens escrever sem erro cada palavra, e todas as palavras das verdades reveladas por Deus. A bíblia inteira nos foi dada por inspiração divina.


Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16



O Testemunho dos escritores:

Deus utilizou e supervisionou homens santos, ( os apóstolos e os profetas ) que, movidos pelo Espirito Santo, compuseram e registraram sem erro cada palavra e todas as palavras da revelação de Deus para o homem. Ao nos falar acerca de Deus, eles empregaram as próprias palavras que lhe foram dadas pelo Espirito Santo, e não as palavras que eles como homem pudessem escolher. 

_ Eram palavras ensinadas pelo Espirito Santo.  
 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
1 Coríntios 2:13

_ Deus dizia a eles o que podiam escrever.
Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué Êxodo 17:14

_ Deus dizia o que eles não podiam escrever.
mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas. Apocalipse 10:4

_ Davi afirmou literalmente que os seus escritos vieram pela inspiração do Espirito.
O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. 2 Samuel 23:2


A bíblia foi escrita por Deus e endereçada ao homem para que este possa crer em Jesus Cristo.

Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:31


Etimologia

Origem da palavra: Grandes carregamentos de papiro eram despachados de um porto da Síria chamado Byblos, do nome deste porto surgiu o vocábulo grego Biblos dando nomes ás folhas de papiro preparadas para receberem a escrita.

Biblos: folha de papiro preparada para a escrita
Bíblion: Rolo pequeno de papiro que conota o sentido de livro
Bíblia: plural de Bíblion bíblia veio a significar coleção de livros ou biblioteca.

Outros termos usados quando referimos a bíblia:

Escrituras 
Palavra de Deus

Bíblia: é uma palavra de origem grega que quer dizer livros, Isto, porque a bíblia contém vários livros juntos em um só volume.


Porque estudar a bíblia ?

Existem três razões para se estudar a bíblia.

1. A Bíblia foi escrita por Deus e endereçada ao homem pecador, para instrui-lo em questões que dizem respeito ao relacionamento de Deus com o homem e do homem com outras pessoas.

A Bíblia:

Nos ensina o que é verdadeiro.
Nos faz compreender o que está errado em nossas vidas.
Nos endireita e nos faz compreender o que é correto.
Nos torna habilitados para fazer o bem a todo o mundo.

2. A Bíblia não é apenas um livro, e sim, uma biblioteca ( uma coleção de 66 livros ) onde cada livro fala de uma mesma coisa, o plano amoroso de Deus para redimir a humanidade por meio de seu filho, Jesus.

3. A Bíblia é a única obra literária do mundo que conta ao homem toda a verdade acerca de seu passado, presente e futuro.


Como é que Jesus considerava a bíblia ?

Jesus Cristo considerava a bíblia como autoridade palavra de Deus.

- Ele disse que a Bíblia é a infalível:
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Mateus 5:18

- Disse que a Bíblia é a fonte vital de nosso sustento espiritual:
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4

- Ele disse que a sua vida era cumprimento das escrituras sagradas:
E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:25-27

- Disse que a Bíblia é a unica regra de fé e de conduta do Cristão:
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29

- Jesus Cristo disse que ele é o personagem principal das escrituras sagradas:
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39


Cânon do Antigo Testamento


Cânon vem da palavra cana, junco, O junco era utilizado como vara de medir e, por esta razão, cânon veio significar padrão, referindo-se a regra de fé, ou mesmo, lista ou rolo, por fim, Cânon significa: Lista dos livros da bíblia oficialmente aceitos como inspirados por Deus.

Cânon do AT.












Nos dias de Esdras:

Foi do meio do povo que Deus selecionou aqueles que registraram sem erro cada palavra e todas as palavras da sua revelação aos homens. O povo de Israel teve o privilegio de escrever, colecionar e guardar cuidadosamente os diversos livros da bíblia.

Muitos pesquisadores e historiadores afirmam que os livros do AT, foram reunidos e colecionados por Esdras no quinto século antes de Cristo, com exceção do livro do profeta Malaquias que foi o ultimo livro a ser escrito. Chamado de septuaginta que significa setenta, 70 anciões judeus foram para o Egito afim de formar o velho testamento, tento assim Os trinta e nove livros do AT, que estão assim agrupados baseando-se na coleção das escrituras sagradas aceitas pelos judeus ainda nos dias de hoje. Conquanto as escrituras hebraicas compreendam somente vinte e dois 22 livros, nada diferem dos trintas e nove 39 contidos na nossa bíblia de hoje. São os mesmos livros que os judeus reverenciam, aceitam e consideram como sendo inspirados por Deus até nos dias de hoje. Apesar de divergirem em numero de livros, o velho testamento de nossas bíblias tem o mesmo conteúdo dos livros sagrados dos judeus, isto porque, Os judeus consideram como um só livro, cada grupo dos seguintes: Os dois livros de Samuel, os dois livros de Reis, os dois livros de Crônicas, Esdras e Neemias, os doze profetas menores, Rute está ligado ao dos juízes, e as lamentações ligado ao livro de Jeremias.  

> As Escrituras do Velho Testamento foram primeiras escritas em hebraico, sendo que mais tarde foram traduzidas para o grego, surgindo a versão mais antiga septuaginta ou versão dos setenta judeus, em Alexandria, Egito; por um grupo de judeus eruditos no ano 285 a.C. Tábuas de madeira foram bastante usadas pelos antigos para escrever. Durante muitos séculos a madeira foi a superfície comum para escrever entre os gregos.


A divisão da bíblia hebraica:


5 livros da Lei. (Tora) Pentateuco.




12 livros Históricos.




5 livros Poéticos.




5 livros Profetas maiores.




12 livros Profetas menores.




  

O testemunho dos Judeus

Em 90 d. C, numa reunião de rabinos judeus, o Sínodo de Jamina, somente os 39 livros do antigo testamento, foram confirmados como inspirados por Deus.



                                 Cânon do Novo Testamento


Cânon do NT.












Autoridade apostólica:

Para ser aceito como parte da coleção do novo testamento, o livro deveria ser sido escrito por um dos apóstolos que estiveram com o Senhor Jesus Cristo, ou receber aprovação ou referência de um deles para ser reconhecido. Em outras palavras, deveria ter a assinatura ou aprovação de um dos apóstolos.

> Em praticamente todas as tradições cristãs da atualidade, o Novo Testamento é composto de 27 livros. Os textos originais foram escritos por seus respectivos autores a partir do ano 42 d.C., em grego koiné, a língua franca da parte oriental do Império Romano, onde também foram compostos.

 Exemplo:

Mateus, Tiago, João, Pedro e Judas irmão de Jesus por parte de Maria, assinaram seus escritos e estiveram pessoalmente com o Senhor Jesus Cristo.

Pedro apoiou Marcos que fora seu amigo intimo.
A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
1 Pedro 5:13

O mesmo Pedro coloca as cartas de Paulo em pé de igualdade, com concordância bíblica, com as demais escrituras sagradas.
E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
2 Pedro 3:15

Paulo por sua vez, refere-se a Lucas em sua carta ao Colossenses, apoiando assim seus escritos bíblicos.
Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. Colossenses 4:14


A divisão da bíblia apostólica:

4 livros dos Evangelhos.


1 livro Histórico.


13 Epístolas de Paulo.


8 livros cartas Gerais.


1 livro da Profecia.




Os livros apócrifos

Do grego, apokruphos, significa oculto ou escondido, Este nome foi dado por Jeronimo ao grupo de livros considerados não inspirados por Deus e nem aceitos pelos judeus.

Jeronimo 340-420 d.c tradutor da vulgata, versão traduzida para o latim, rejeitou os apócrifos.

Jesus e os escritores do N.T citaram muito o A.T, mas não os livros apócrifos, filosofo judeu de Alexandria 20 A.C - 40 D.C usou muito os textos do antigo testamento em seus escritos, mas jamais citou os livros apócrifos como inspirados.

Foi somente no Concilio de Trento, na Contra- Reforma em 1.546 d.c que a igreja católica incluiu os apócrifos no cânon de sua bíblia católica.




Veja algumas heresias dos livros apócrifos:

Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeu.

Apresenta:
· a oração pelos mortos - 12:44 - 46
· culto e missa pelos mortos - 12:43
· o próprio autor não se julga inspirado -15:38-40; 2:25-27
2 Macabeus: 14:37 diz que Razias era pai dos judeus, enquanto a bíblia diz; que Abraão é o pai dos judeus.
Gênesis: 17:04 / Atos: 13:26 / Romanos: 4:1-17

Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; 
Gênesis 17:3,4


Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.
Atos 13:26

Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Romanos 4:1-17

Nota: Heresia na verdade os livros de referencia que se segue abaixo contradiz o que o livro apócrifo ensina. O conversar com os mortos é rigorosamente condenado nas escrituras Ver Deuteronômio Cap :18 V: 11, 12 Ver I Samuel cap: 28 v 13,14,15 Ver Êxodo cap: 22 v: 18 Ver Levítico cap: 19 v: 26,28,31



· intercessão pelos Santos - 7:28 e 15:14

Nota: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5


Provérbios, não fosse as tantas heresias:
· justificação pelas obras - 3:33,34
· trato cruel aos escravos - 33:26 e 30; 42:1 e 5


Nota: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8


· incentiva o ódio aos Samaritanos - 50:27 e 28

Nota: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

 Ensinam que Esmolas e Boas Obras - Limpam os Pecados e Salvam a Alma 

Nota: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7

  ( Como Interpretar a Bíblia ) 



Você pode gostar de ler:


0 comentários:

Postar um comentário

>>> Acima clique em postar um comentário <<<

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

TRANSLATION

ESTATÍSTICA

Curta nossa Fan Page !


Deixe Aqui o seu Pedido de Oração

PRODUTOS DIGITAIS RELIGIOSOS



Labels

Blog Archive